quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

PROF. MS. CLAUDINEY ROCHA CÂNDIDO

INSET

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TEOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE, CULTURA E SOCIEDADE

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

diney_candido@yahoo.com.br

dineybio3@hotmail.com

ALTO ARAGUAIA - 2009





Objetivo geral
Compreender e utilizar a metodologia de pesquisa em suas diversas etapas

  • Objetivos específicos
    • Analisar as teorias de conhecimento;
    • Discutir a importância da pesquisa científica;
    • Apresentar os principais conceitos envolvidos nas atividades de pesquisa;
    • Discutir as principais fases de um projeto de pesqusa (definição de um tema, construção de argumentos, preparação de documentos e apresentações)
    • Compreender os diferentes métodos e técnicas de estudo e pesquisa
    • Orientar a produção de um Pré-projeto de mestrado




Unidade I
A ciência e suas características

  • Teorias do conhecimento
  • Construção do conhecimento
  • Método Científico




Pedagogia dos Projetos

O

CONHECIMENTO...





Na relação sujeito X objeto, a percepção do objeto é construída a partir de 3 varáveis:





  • O ponto de vista do sujeito sobre o objeto




  • O ponto de vista do sujeito sobre o objeto





  • Os referenciais anteriores do sujeito

EDUCAÇÃO

FAMÍLIA

CLASSE SOCIAL

NÍVEL CULTURAL

EXPERIÊNCIAS





  • A situação temporal e espacial em que se encontram sujeito e objeto

  • Tempo – momento histórico, político e social
  • Espaço – o lugar onde se encontram, influencias culturais, ambientais etc




FILME: O Nome da Rosa

Direção: J.Jacques Arnaud

Baseado no livro de Umberto Eco





Discussão sobre o Filme

  • Escuridão
  • Monastério
  • Biblioteca
  • Morte
  • Mistério
  • Medo
  • Mente racional




Seus níveis:

CONHECIMENTO

Mitológico

Filosófico

Científico

Senso comum

Tipos de Conhecimento

ARTÍSTICO





Características dos 4 tipos de conhecimento
(Trujillo apud Lakatos e Marcone, 1991)

Exato

Exato

Aproximadamente exato

Inexato

Infalível

Infalível

Falível

Falível

Não Verificável

Não Verificável

Verificável

Verificável

Sistemático

Sistemático

Sistemático

Assistemático

Inspiracional

Racional

Contingente (experimentação)

Reflexivo

Valorativo

Valorativo

Real (factual)

Valorativo

Conhecimento Teológico

Conhecimento Filosófico

Conhecimento Científico

Conhecimento Popular





O livro do zoom





Conceito de Ciência

  • “...é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.” (ANDER-EGG apud LAKATOS E MARCONDES, 1991)
  • “A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” (TRUJILLO, 1978 apud LAKATOS E MARCONDES, 1991)




Componentes da Ciência

  • Objetivo ou Finalidade – preocupação em distinguir a característica comum ou leis gerais que regem determinados eventos
  • Função – aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo
  • Objeto
    • Material – o que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar
    • Formal - enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material




ATIVIDADE

  • REUNAM-SE EM GRUPOS DE 4 PESSOAS.
  • APRESENTEM A RESOLUÇÃO CIENTÍFICA DO PROBLEMA PROPOSTO
  • DEFENDA SEU TRABALHO




Uma agenda para jovens pesquisadores

COSTA, M.B. Uma agenda para jovens pesquisadores. p. 143-156





Uma agenda para jovens pesquisadores

    1º.

    PESQUISAR É UMA AVENTURA, SEJA UM BOM DETETIVE E ESTEJA ATENTO A SUAS INTUIÇÕES!





Uma agenda para jovens pesquisadores

    2º.

    ACHADOS E RESULTADOS DE PESQUISA SÃO PARCIAIS E PROVISÓRIOS.

    NÃO TENHA A PRETENSÃO DE CONTAR A VERDADE TOTAL E DEFINITIVA.





Uma agenda para jovens pesquisadores

    3º.

    PESQUISAR É UM PROCESSO DE CRIAÇÃO E NÃO DE MERA CONSTATAÇÃO. A ORIGINALIDADE DA PESQUISA ESTÁ NA ORIGINALIDADE DO OLHAR.





Uma agenda para jovens pesquisadores

    4º.

    O MUNDO NÃO É DE UM JEITO. DESCONFIE DE TODOS OS DISCURSOS QUE SE PRETENDEM REPRESENTATIVOS DA REALIDADE OBJETIVA.





Uma agenda para jovens pesquisadores

    5º.

    O NOVO NÃO É NECESSARIAMENTE MELHOR DO QUE O VELHO. NÃO DEIXE O MITO DO PROGRESSO PERTUBAR SUA PESQUISA





Uma agenda para jovens pesquisadores

    6º.

    O MUNDO CONTINUA MUNDANDO. NÃO CRISTALIZE SEU PENSAMENTO. PONHA SUAS IDÉIAS EM DISCUSSÃO, DIALOGUE, CRITIQUE , EXPONHA-SE.





Uma agenda para jovens pesquisadores

    7º.

    A NEUTRALIDADE DA PESQUISA É UMA QUIMERA. PERGUNTE-SE PERMANENTEMENTE A QUEM INTERESSA O QUE VOCÊ ESTÁ PESQUISANDO.





Uma agenda para jovens pesquisadores

    8º.

    CIÊNCIA E ÉTICA SÃO INDISSOCIÁVEIS.

    LEMBRE SEMPRE DE QUE NÃO SE PODE FAZER QUALQUER COISA EM NOME DA CIÊNCIA





Uma agenda para jovens pesquisadores

    9º.

    PESQUISA É UMA ATIVIDADE QUE EXIGE REFLEXÃO, RIGOR, MÉTODO E OUSADIA.

    LEMBRE SEMPRE QUE TODA ATIVIDADE INTELECTUAL É CIENTÍFICA.





Uma agenda para jovens pesquisadores

    10º.

    PESQUISAR É UMA TAREFA SOCIAL. DIVULGUE SUA PESQUISA E PROCURE CONHECER AS DOS OUTROS.





Uma agenda para jovens pesquisadores

    11º.

    A VERDADE OU AS VERDADES SÃO DESTE MUNDO.

    LEMBRE SEMPRE QUE A HULMIDADE É UMA VIRTUDE E NÃO TRANSFORME SEU SABER EM AUTORIDADE





Uma agenda para jovens pesquisadores

    12º.

    OS RESULTADOS DE SUA PESQUISA SÃO IMPORTANTES.

    SEJA UM PESQUISADOR ENGAJADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário