MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PROF. MS. CLAUDINEY ROCHA CÂNDIDO
INSET
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TEOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE, CULTURA E SOCIEDADE
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
ALTO ARAGUAIA - 2009
Objetivo geral
Compreender e utilizar a metodologia de pesquisa em suas diversas etapas
- Objetivos específicos
- Analisar as teorias de conhecimento;
- Discutir a importância da pesquisa científica;
- Apresentar os principais conceitos envolvidos nas atividades de pesquisa;
- Discutir as principais fases de um projeto de pesqusa (definição de um tema, construção de argumentos, preparação de documentos e apresentações)
- Compreender os diferentes métodos e técnicas de estudo e pesquisa
- Orientar a produção de um Pré-projeto de mestrado
Unidade I
A ciência e suas características
- Teorias do conhecimento
- Construção do conhecimento
- Método Científico
Pedagogia dos Projetos
O
CONHECIMENTO...
Na relação sujeito X objeto, a percepção do objeto é construída a partir de 3 varáveis:
- O ponto de vista do sujeito sobre o objeto
- O ponto de vista do sujeito sobre o objeto
- Os referenciais anteriores do sujeito
EDUCAÇÃO
FAMÍLIA
CLASSE SOCIAL
NÍVEL CULTURAL
EXPERIÊNCIAS
- A situação temporal e espacial em que se encontram sujeito e objeto
- Tempo – momento histórico, político
e social - Espaço – o lugar onde se encontram, influencias culturais, ambientais etc
FILME: O Nome da Rosa
Direção: J.Jacques Arnaud
Baseado no livro de Umberto Eco
Discussão sobre o Filme
- Escuridão
- Monastério
- Biblioteca
- Morte
- Mistério
- Medo
- Mente racional
Seus níveis:
CONHECIMENTO
Mitológico
Filosófico
Científico
Senso comum
Tipos de Conhecimento
ARTÍSTICO
Características dos 4 tipos de conhecimento
(Trujillo apud Lakatos e Marcone, 1991)
Exato
Exato
Aproximadamente exato
Inexato
Infalível
Infalível
Falível
Falível
Não Verificável
Não Verificável
Verificável
Verificável
Sistemático
Sistemático
Sistemático
Assistemático
Inspiracional
Racional
Contingente (experimentação)
Reflexivo
Valorativo
Valorativo
Real (factual)
Valorativo
Conhecimento Teológico
Conhecimento Filosófico
Conhecimento Científico
Conhecimento Popular
O livro do zoom
Conceito de Ciência
- “...é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.” (ANDER-EGG apud LAKATOS E MARCONDES, 1991)
- “A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” (TRUJILLO, 1978 apud LAKATOS E MARCONDES, 1991)
Componentes da Ciência
- Objetivo ou Finalidade – preocupação em distinguir a característica comum ou leis gerais que regem determinados eventos
- Função – aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo
- Objeto
- Material – o que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar
- Formal - enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material
ATIVIDADE
- REUNAM-SE EM GRUPOS DE 4 PESSOAS.
- APRESENTEM A RESOLUÇÃO CIENTÍFICA DO PROBLEMA PROPOSTO
- DEFENDA SEU TRABALHO
Uma agenda para jovens
COSTA, M.B. Uma agenda para jovens pesquisadores. p. 143-156
Uma agenda para jovens
1º.
PESQUISAR É UMA AVENTURA, SEJA UM BOM DETETIVE E ESTEJA ATENTO A SUAS INTUIÇÕES!
Uma agenda para jovens
2º.
ACHADOS E RESULTADOS DE PESQUISA SÃO PARCIAIS E PROVISÓRIOS.
NÃO TENHA A PRETENSÃO DE CONTAR A VERDADE TOTAL E DEFINITIVA.
Uma agenda para jovens
3º.
PESQUISAR É UM PROCESSO DE CRIAÇÃO E NÃO DE MERA CONSTATAÇÃO. A ORIGINALIDADE DA PESQUISA ESTÁ NA ORIGINALIDADE DO OLHAR.
Uma agenda para jovens
4º.
O MUNDO NÃO É DE UM JEITO. DESCONFIE DE TODOS OS DISCURSOS QUE SE PRETENDEM
Uma agenda para jovens
5º.
O NOVO NÃO É NECESSARIAMENTE MELHOR DO QUE O VELHO. NÃO DEIXE O MITO DO PROGRESSO PERTUBAR SUA PESQUISA
Uma agenda para jovens
6º.
O MUNDO CONTINUA MUNDANDO. NÃO CRISTALIZE SEU PENSAMENTO. PONHA SUAS IDÉIAS EM DISCUSSÃO, DIALOGUE, CRITIQUE , EXPONHA-SE.
Uma agenda para jovens
7º.
A NEUTRALIDADE DA PESQUISA É UMA QUIMERA. PERGUNTE-SE PERMANENTEMENTE A QUEM INTERESSA O QUE VOCÊ ESTÁ PESQUISANDO.
Uma agenda para jovens
8º.
CIÊNCIA E ÉTICA SÃO INDISSOCIÁVEIS.
LEMBRE SEMPRE DE QUE NÃO SE PODE FAZER QUALQUER COISA EM NOME DA CIÊNCIA
Uma agenda para jovens
9º.
PESQUISA É UMA ATIVIDADE QUE EXIGE REFLEXÃO, RIGOR, MÉTODO E OUSADIA.
LEMBRE SEMPRE QUE TODA ATIVIDADE INTELECTUAL É CIENTÍFICA.
Uma agenda para jovens
10º.
PESQUISAR É UMA TAREFA SOCIAL. DIVULGUE SUA PESQUISA E PROCURE CONHECER AS DOS OUTROS.
Uma agenda para jovens
11º.
A VERDADE OU AS VERDADES SÃO DESTE MUNDO.
LEMBRE SEMPRE QUE A HULMIDADE É UMA VIRTUDE E NÃO TRANSFORME SEU SABER EM AUTORIDADE
Uma agenda para jovens
12º.
OS RESULTADOS DE SUA PESQUISA SÃO IMPORTANTES.
SEJA UM PESQUISADOR ENGAJADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário