quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Contextualização do Tema:

Contextualização do Tema:

Nosso interesse por questões relativas quanto à falta de motivação no processo ensino aprendizagem no ambiente escolar despertou – nos, para a necessidade de refletirmos sobre esta problemática, a qual interfere na construção de novos saberes.

(Segundo a reportagem especial da Nova Escola (2007) “Como o jovem vê a escola”) mostra a insatisfação de educandos desmotivados frente, estratégias, que não fazem sentido no ato de aprender.

Nesse projeto, discutiremos a influência da motivação como fator importante no desenvolvimento da aprendizagem.

Histórico da Pesquisa.

Diante deste estudo feito por: A Influencia da Motivação no processo ensino aprendizagem, abordaremos aqui alguns conceitos por teóricos destacando os métodos importantes analisados neste estudo, para melhor esclarecimento aos profissionais da área.

As pesquisas foram feitas por via internet, revistas especializada na área, livros e da observação dos processos da nossa turma feito por nós mesmos.

Justificativa:

Podemos enfatizar que os problemas agora destacados, vem ocorrendo por falta de motivação nos processos de aprendizagem por aulas monótonas, desmotivadoras sem sentido para os educandos em sua vida cotidiana. E muitas vezes também por famílias desestruturadas.

Objetivo da Pesquisa:

Nosso objetivo nesta pesquisa é discutir o processo de motivação no ensino aprendizagem, enquanto profissionais, queremos detectar o porquê da falta de motivação procurando formas de contribuir para motivar os alunos.

Hipóteses:

Hipótese 1: Está ocorrendo um alto nível de reprovação devido que os professores não estão sabendo motivar seus alunos com precisão para que suas aulas tornem-se atrativas e que façam sentindo para os educandos.

Hipótese 2: O ambiente escolar ainda não oferecendo dispositivos tecnológicos que superam as expectativas dos educandos, muitas vezes deixam a desejar na forma de ensinar.

Definição do Problema:

Tendo em vista a necessidade de ter um bom desempenho em sala de aula, no sentido de aulas atrativas, prazerosas e que tenha significado para os educandos percebemos a importância de se trabalhar e desenvolver a motivação no processo ensino aprendizagem.

Metodologia:

Na realização deste projeto, destacaremos aqui alguns instrumentos de pesquisa dentre eles: analise bibliográfica, observações das atitudes em toda a comunidade escolar, verificando o desempenho no ambiente escolar em relação a motivação.

Resultados Esperados:

Mediante este projeto, almejamos alcançar uma melhor compreensão referente à motivação no processo ensino aprendizagem onde possa ocorrer uma maior valorização e conscientização aos profissionais da área.

Cronograma:

Revisão Bibliografica

Agosto

Setembro

Outubro

Coletas de Dados

X



Organização dos dados


X


Análise e interpretação dos dados


X


Redação Final



X

Discussão bibliográfica

Jesús Alonso Tapia e Enrique Caturla (1999:13-14) explicam que:

Um problema que nós professores, enfrentamos dia a dia é o dos alunos que não parecem ter interesse algum em compreender e aprender o que tentamos ensinar

-lhes .Quando deparamos com alunos aparentemente pouco motivados,tendemos a pensar que são desinteressados, que sua atenção está em outras coisas,que talvez não lhes interesse o que ensinamos porque não o entendem etc.Ás vezes,pensamos que o motivo está no fato de as condições em que trabalhamos não facilitarem a motivação para a aprendizagem .

Augusto Cury (2003: 100- 101) ressalta que :

O maior pecado capital que os educadores podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens .Sem esperança não há estrada , sem sonhos não há motivação para caminhar. O mundo pode desabar sobre uma pessoa ,ela pode ter perdido tudo na vida ,mas se tem esperança e sonhos ,ela tem brilho nos olhos e alegria na alma.

Içami Tiba (2002: 127 -128) argumenta:

Parar. Parar o que estiver fazendo ou pensando e dar atenção total à criança. Caso não possa parar naquele momento, vale colocar uma das mãos nos ombro da criança enquanto diz que logo vai atende–la. A criança deve ficar esperando ali, juntinho de você. Pode ser que ela queira sair para voltar logo depois, se a iniciativa de sair for da criança, a responsabilidade de voltar será dela mas deve evitar ao máximo dizer para a criança ocupar –se com outra coisa enquanto você termina o que está fazendo .Nem sempre ela volta outra vez pelo mesmo motivo.

José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche de Vygotsky (1991:105-106) .Referindo –se ao desenvolvimento da criança em termos mais gerais ,muitos teóricos ignoram ,erroneamente , as necessidades das crianças -entendidas em seu sentido mais amplo, que inclui tudo aquilo que é motivo para a ação .Freqüentemente descrevemos o desenvolvimento da criança como o de suas funções intelectuais ;toda criança se apresenta para nós como um teórico ,caracterizado pelo nível de desenvolvimento intelectual superior ou inferior ,que se desloca de um estágio a outro .

Porém, se ignorarmos as necessidades da criança e os incentivos que são eficazes para colocá -la em ação, nunca seremos capazes de entender seu avanço de um estágio do desenvolvimento para outro ,porque todo avanço está conectado com uma mudança acentuada nas motivações ,tendências e incentivos.

Bibliografia

BENCINI, Roberta. Como o jovem vê a escola. Uma relação de amor e ódio. Revista Nova Escola, São Paulo, março 2007. pp. 28-47.

LIMA, Sandra Vaz. A importância da motivação no processo Ensino Aprendizagem. Capturado em 10 de julho de 2008. http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-motivacao-no-processo-d...

TAPIA Jesus Alonso, FITA, Enrique Caturla. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1999.

CURY, Augusto. 16 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

NOLTE, Doroty Law, HARRIS, Rachel. Trad. Maria Luiza New landes Silveira. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

TIBA, Içami. São Paulo: Gente, 2002.

VIGOTSKY, Lev. Semenovich. Trad. José Aipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 4 ed. São Pauloo: Martins Fontes, 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário