MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM SAÚDE
PROF. MS. CLAUDINEY ROCHA CÂNDIDO
A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO
- Natureza do espírito científico
- Atitudes
- Métodos adequados
- Mente crítica e objetiva
- Qualidades do espírito científico
- Criatividade
- Senso de observação
- Curiosidade
- Atitude de humildade
- Imparcialidade
- Honestidade
PESQUISA
Objetivos:
- Compreender a estrutura do projeto de pesquisa;
- Analisar os diferentes tipos de pesquisa;
- Discutir os instrumentos de coleta de dados;
Pesquisa, no sentido mais amplo, é um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento.
O QUE É PESQUISA?
A pesquisa científica se
Construção do Projeto de Pesquisa
- Formulação do problema e definição dos
objetivos da pesquisa; - Construção de hipóteses;
- Determinação de um plano de trabalho;
- Operacionalização das variáveis (identificação das variáveis a serem trabalhadas, esclarecendo a forma como serão trabalhadas).
- Elaboração dos instrumentos de coleta de
dados; - Pré-teste dos instrumentos;
- Seleção de amostra;
- Coleta de dados ;
- Análise e interpretação dos dados;
- Redação do relatório de pesquisa.
JUSTIFICATIVA (POR QUE FAZER)
- A justificativa é um dos itens mais importantes em termos políticos e deve apresentar razões que levem o leitor do projeto a concordar que vale a pena todo o investimento no trabalho.
- O texto da justificativa deve
apresentar claramente três aspectos: - A relevância do assunto: até que ponto o assunto escolhido é relevante dentro do campo de estudo?
- A relevância pessoal: por quê o assunto interessa ao pesquisador?
- A relevância social: em que a pesquisa pode contribuir para a melhoria da saúde coletiva?
OBJETIVOS (PARA QUE FAZER)
- Deve ser descrito o que se espera alcançar com os resultados da pesquisa, quais os seus propósitos.
- Quando relativos ao problema, são denominados objetivos intrínsecos e, se relativos à instituição que solicita a investigação, são chamados de objetivos extrínsecos ou objetivos institucionais.
- No exemplo sobre Docência Universitária poderíamos definir assim:
- Objetivos intrínsecos: Esta pesquisa busca identificar as principais necessidades formativas dos professores que atuam no ensino superior.
- Objetivo extrínseco: Este trabalho foi elaborado com a finalidade de preencher requisitos necessários para a obtenção do título de mestre em Educação, junto ao Instituto Superior de Educação e Teologia.
OBJETIVOS (PARA QUE FAZER)
(PESQUISA/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA)
- Consiste em explicitar os conceitos fundamentais que serão utilizados para proceder-se à análise, bem como as categorias e os pressupostos teóricos que balizarão todo o desenvolvimento da pesquisa.
- Esse conjunto de categorias, conceitos e pressupostos deve constituir-se num todo orgânico e não podem contradizer-se mutuamente. Além disso, deve ser compatível com o estudo da questão tratada.
QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO
(PESQUISA/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA)
- Devemos ter sempre em mente que a fundamentação teórica deve servir para nortear a investigação e não ser camisa-de-força para emperrá-la.
- Para compor a fundamentação teórica, é necessária uma boa pesquisa sobre o assunto escolhido.
- A revisão bibliográfica deve aparecer claramente organizada quanto ao problema a ser respondido e aos objetivos a serem atingidos.
- Definição de problema: qualquer questão
não resolvida e que dê margem à discussão, em qualquer domínio do conhecimento. - Exemplos de problemas científicos:
- Por que as crianças enfrentam tantas dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita?
- Até que ponto a família é importante no desenvolvimento do aprendizado de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental?
Implicações na escolha do problema de
- Por que pesquisar?
- Qual é a importância do fenômeno a ser pesquisado?
- Que pessoas ou grupos se beneficiarão com os seus resultados?
Justificativa do problema
- Um problema será relevante em termos científicos à medida que conduzir à obtenção de novos conhecimentos;
- Para tanto, o pesquisador precisa verificar quais os problemas que não foram pesquisados, quais os que não o foram adequadamente e quais os que vêm recebendo respostas contraditórias.
HIPÓTESES
(POSSÍVEIS RESPOSTAS A QUESTÃO-PROBLEMA)
- A hipótese é um pressuposto, uma suposição que se faz na tentativa de explicar o que não se conhece.
- É uma afirmação provisória, provável, sobre o problema formulado, que pode ser confirmada ou negada.
- O problema é visto como uma indagação e a hipótese é uma resposta possível para essa indagação.
EXEMPLO
- TEMA: Gestão em Saúde
- DELIMITAÇÃO: As dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam na gestão de hospitais escola.
- PROBLEMATIZAÇÃO: Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores que atuam em hospitais escola?
- HIPÓTESE: Dentre as principais causas encontra-se a deficiência no sistema de informação, burocracia exagerada, alta demanda e falta de profissionais.
- Pesquisar é procurar respostas para
inquietações, ou para um problema;
- “Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente” (Minayo);
- “...é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico” (Gil).
Formas de classificação:
- Do ponto de vista da sua natureza:
- Básica ou Aplicada
- Do ponto de vista da forma de abordagem do problema:
- Quantitativa ou Qualitativa
- Do ponto de vista de seus objetivos:
- Exploratória, Descritiva ou Explicativa
- Do ponto de vista dos procedimentos técnicos:
- Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental, Pesquisa Experimental, Levantamento,Estudo de caso, Pesquisa Expost-Facto, Pesquisa-Ação e Pesquisa Participante
- Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais;
- Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Pesquisa Quantitativa:
- considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações, para classificá-las e analisá-las.
- Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).
Pesquisa Qualitativa:
- considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
- A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.
- Não requer o uso de métodos e
técnicas estatísticas. - O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave.
- É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.
Critérios de cientificidade em pesquisa qualitativa
a) coerência e lógica uniformidade conceitual;
b) consistência capacidade de o conhecimento resistir à crítica e à argumentação;
c) intersubjetividade coerência do conteúdo subjetivo das diversas pessoas;
d) objetivação interpretação da realidade, provisória e mutante;
e) originalidade não haver sido estudado anteriormente.
Objetividade
Subjetividade
Realidade única
Realidades múltiplas
Redução, controle e predição
Descoberta, descrição, entendimento
Mensuração
Interpretação
Soma das partes é igual ao todo
Todo é maior que a soma das partes
Relatório com análises estatísticas
Relatório narrativo
Sujeitos
Participantes
PESQ. QUANTITATIVA
PESQ. QUALITATIVA
Relação pesquisador-sujeito*
Distante, neutra
Pesquisador conhece o espaço e vive o tempo vivido pelos investigados
Imagem da realidade social*
Estática e externa para o ator
Processual e socialmente construida pelos sujeitos
Objetivo
Explicar, predizer estabelecimento de relações de causalidade
Compreender, descrever, caracterizar no máximo, apontar relações de associação
Sujeitos
Quantitativamente suficiente para garantir a representatividade
Todas as pessoas que são reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimento e/ou produzem práticas adequadas para intervir nos problemas objeto da pesquisa
Estratégia de coleta de dados*
Estruturada experimento, questionário estruturado
Não estruturada observação, entrevista, estudo de caso, história de vida, grupo focal.
Técnica de tratamento dos dados
Estatística
Significado dos conteúdos
Preocupação central
Validação estatística
Compreensão dos significados
Abrangência dos achados*
Nomotética - pretende certa generalização
Ideográfica - trata cada indivíduo como um universo singular
Aspectos
Quantitativa
Qualitativa
VANTAGENS
· Possibilita a análise direta dos dados
· Tem força demonstrativa
· Permite generalização pela representatividade
· Permite inferência para outros contextos
· Permite interação
· Considera a subjetividade dos sujeitos
· Permite compreender resultados individualizados
· Permite compreender a dinâmica interna de programas e atividades
· Permite compreender múltiplos aspectos da realidade
DESVANTAGENS
· Não permite análise das relações
· Os resultados podem ser considerados como verdade absoluta
· Pode conduzir a uma excessiva coleta de dados
· Depende de uma capacidade maior de análise por parte do pesquisador
· Exige maior uso do recurso tempo.
Pesquisa Exploratória:
- visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses.
- Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.
- Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.
Pesquisa Descritiva:
- visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.
- Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática.
- Assume, em geral, a forma de Levantamento.
Pesquisa Explicativa:
- visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
- aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas.
- Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
- Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.
Pesquisa Bibliográfica:
- quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.
- Compreende o universo de trabalho teóricos desenvolvidos em campos como o da filosofia, sociologia e antropologia.
Pesquisa Documental:
- Assemelha-se à pesquisa bibliográfica, todavia as fontes que a constituem são documentos e não apenas livros publicados e artigos científicos divulgados, como é o caso da pesquisa bibliográfica.
- quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.
- São considerados documentos, regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, diários pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rádio e televisão, estatísticas, arquivos escolares.
Pesquisa Experimental:
- quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
Levantamento (Surveys):
- quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
Estudo de caso:
- Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.
- Quando é mais adequado?
- Explorar situações da vida real;
- Descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação;
- Explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas.
Pesquisa Expost-Facto:
- Investigação sistemática e empírica na qual o pesquisador não tem controle direto sobre as variáveis independentes, porque já ocorreram suas manifestações ou porque são intrinsecamente não manipuláveis.
- Neste caso são feitas inferências sobre as relações entre variáveis em observação direta, a partir da variação concomitante entre as variáveis independentes e dependentes.
Pesquisa-Ação:
- quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Pesquisa Participante:
- quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
O que é um Método Científico? é o conjunto de processos ou operações mentais que devem ser empregados na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa.
- Para que servem? Proporcionam as bases lógicas à investigação científica;
- Quais são? dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.
- MÉTODO DEDUTIVO
- Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro
- O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão.
- Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.
Exemplo:
Todo homem é mortal. ....................
Pedro é homem. ..............................
Logo, Pedro é mortal. ....................
- MÉTODO INDUTIVO
- Método proposto pelos empiristas
Bacon, Hobbes, Locke e Hume.
- Considera que o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta.
- As constatações particulares levam à elaboração de generalizações.
- MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
- Proposto por Popper;
- consiste na adoção da seguinte linha de raciocínio: quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema.
- Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses.
- Das hipóteses formuladas, deduzem-se conseqüências que deverão ser testadas ou falseadas.
- Falsear significa tornar falsas as conseqüências deduzidas das hipóteses.
- Enquanto no método dedutivo se procura a todo custo confirmar a hipótese, no método hipótetico-dedutivo, ao contrário, procuram-se evidências empíricas para derrubá-la.
- Observação neutra, objetiva, desligada dos fenômenos, o que implica uma separação entre o sujeito produtor de conhecimento e seu objeto de estudo.
- Valorização exclusiva do fato, tomado como aquilo que pode ser conhecido somente através da observação e da experiência.
- Segmentação da realidade.
- A sociedade é entendida como fenômeno natural.
- A sociedade constitui um todo integrado cujas partes tendem naturalmente ao desenvolvimento.
- As leis que regem a vida social são tomadas como naturais e invariáveis, portanto, independentes da vontade e da ação humana.
- MÉTODO DIALÉTICO
- Fundamenta-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução.
- É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade.
- Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc.
- Empregado em pesquisa qualitativa;
MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
(Karl Marx)
- Dialética diá (entre) + lógos (discurso).
- Remete ao discurso entre dois pólos, relacionada ao conceito de luta e contradição à procura de uma conciliação ou superação.
- Ex: artesão e a madeira
- O homem se faz historicamente, não
existe como entidade ou essência anterior à experiência histórica que o constitui e através da qual se faz homem.
- Ao fazer sua história, em condições determinadas, passa a ser determinado e determinante da/pela natureza e por outros homens, à medida que transforma a natureza para satisfazer suas necessidades básicas e, nesse processo, cria novas necessidades que se transformam também.
- O conhecimento científico é uma ferramenta
de compreensão e de transformação da sociedade humana, o que implica a ausência de neutralidade da ciência, uma vez que se estará analisando sempre uma formação histórica de um determinado ponto de vista: o da classe explorada.
- O conhecimento que se pretende neutro é tratado como ideológico. Na verdade, trata-se de uma universalização de interesses particulares, ou seja, uma classe apresenta os seus interesses como sendo os interesses de todos os membros da sociedade.
- identidade ou tese
- contradição ou negação
- positividade ou negação da negação.
- Princípio das mudanças quantitativas e
qualitativas.
- Pensar dialeticamente a realidade é desvendar os movimentos contraditórios que a compõem.
- Preconizado por Husserl, o método fenomenológico não é dedutivo nem indutivo.
- Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é.
- A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado.
- Então, a realidade não é única: existem tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações.
- O sujeito/ator é reconhecidamente importante no processo de construção do conhecimento.
- Empregado em pesquisa qualitativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário