quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM SAÚDE

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM SAÚDE

PROF. MS. CLAUDINEY ROCHA CÂNDIDO



A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO

  • Natureza do espírito científico
  • Atitudes
  • Métodos adequados
  • Mente crítica e objetiva
  • Qualidades do espírito científico
  • Criatividade
  • Senso de observação
  • Curiosidade
  • Atitude de humildade
  • Imparcialidade
  • Honestidade




PESQUISA

Objetivos:

  • Compreender a estrutura do projeto de pesquisa;
  • Analisar os diferentes tipos de pesquisa;
  • Discutir os instrumentos de coleta de dados;




Pesquisa, no sentido mais amplo, é um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento.

O QUE É PESQUISA?

A pesquisa científica se distingue de outra modalidade qualquer de pesquisa pelo método, pelas técnicas, por estar voltada para a realidade empírica e pela forma de comunicar o conhecimento obtido.



Construção do Projeto de Pesquisa

  • Formulação do problema e definição dos objetivos da pesquisa;
  • Construção de hipóteses;
  • Determinação de um plano de trabalho;
  • Operacionalização das variáveis (identificação das variáveis a serem trabalhadas, esclarecendo a forma como serão trabalhadas).
Construção do Projeto de Pesquisa
  • Elaboração dos instrumentos de coleta de dados;
  • Pré-teste dos instrumentos;
  • Seleção de amostra;
  • Coleta de dados ;
  • Análise e interpretação dos dados;
  • Redação do relatório de pesquisa.

    JUSTIFICATIVA (POR QUE FAZER)

  • A justificativa é um dos itens mais importantes em termos políticos e deve apresentar razões que levem o leitor do projeto a concordar que vale a pena todo o investimento no trabalho.

  • O texto da justificativa deve apresentar claramente três aspectos:
    • A relevância do assunto: até que ponto o assunto escolhido é relevante dentro do campo de estudo?
    • A relevância pessoal: por quê o assunto interessa ao pesquisador?
    • A relevância social: em que a pesquisa pode contribuir para a melhoria da saúde coletiva?

    OBJETIVOS (PARA QUE FAZER)

  • Deve ser descrito o que se espera alcançar com os resultados da pesquisa, quais os seus propósitos.
  • Quando relativos ao problema, são denominados objetivos intrínsecos e, se relativos à instituição que solicita a investigação, são chamados de objetivos extrínsecos ou objetivos institucionais.

  • No exemplo sobre Docência Universitária poderíamos definir assim:

    • Objetivos intrínsecos: Esta pesquisa busca identificar as principais necessidades formativas dos professores que atuam no ensino superior.
    • Objetivo extrínseco: Este trabalho foi elaborado com a finalidade de preencher requisitos necessários para a obtenção do título de mestre em Educação, junto ao Instituto Superior de Educação e Teologia.

OBJETIVOS (PARA QUE FAZER)

QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO

    (PESQUISA/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA)

  • Consiste em explicitar os conceitos fundamentais que serão utilizados para proceder-se à análise, bem como as categorias e os pressupostos teóricos que balizarão todo o desenvolvimento da pesquisa.
  • Esse conjunto de categorias, conceitos e pressupostos deve constituir-se num todo orgânico e não podem contradizer-se mutuamente. Além disso, deve ser compatível com o estudo da questão tratada.

    QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO
    (PESQUISA/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA)

  • Devemos ter sempre em mente que a fundamentação teórica deve servir para nortear a investigação e não ser camisa-de-força para emperrá-la.
  • Para compor a fundamentação teórica, é necessária uma boa pesquisa sobre o assunto escolhido.
  • A revisão bibliográfica deve aparecer claramente organizada quanto ao problema a ser respondido e aos objetivos a serem atingidos.
Formulação do problema de pesquisa
  • Definição de problema: qualquer questão não resolvida e que dê margem à discussão, em qualquer domínio do conhecimento.
  • Exemplos de problemas científicos:
    • Por que as crianças enfrentam tantas dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita?
    • Até que ponto a família é importante no desenvolvimento do aprendizado de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental?
Escolha do problema de pesquisa

Implicações na escolha do problema de pesquisa:

  • Por que pesquisar?
  • Qual é a importância do fenômeno a ser pesquisado?
  • Que pessoas ou grupos se beneficiarão com os seus resultados?
Relevância do problema

Justificativa do problema

  • Um problema será relevante em termos científicos à medida que conduzir à obtenção de novos conhecimentos;
  • Para tanto, o pesquisador precisa verificar quais os problemas que não foram pesquisados, quais os que não o foram adequadamente e quais os que vêm recebendo respostas contraditórias.

    HIPÓTESES
    (POSSÍVEIS RESPOSTAS A QUESTÃO-PROBLEMA)

  • A hipótese é um pressuposto, uma suposição que se faz na tentativa de explicar o que não se conhece.
  • É uma afirmação provisória, provável, sobre o problema formulado, que pode ser confirmada ou negada.
  • O problema é visto como uma indagação e a hipótese é uma resposta possível para essa indagação.

    EXEMPLO

  • TEMA: Gestão em Saúde
  • DELIMITAÇÃO: As dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam na gestão de hospitais escola.
  • PROBLEMATIZAÇÃO: Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores que atuam em hospitais escola?
  • HIPÓTESE: Dentre as principais causas encontra-se a deficiência no sistema de informação, burocracia exagerada, alta demanda e falta de profissionais.
O que é pesquisa?
  • Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema;
  • “Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente” (Minayo);
  • “...é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico” (Gil).
Classificação das pesquisas

Formas de classificação:

    • Do ponto de vista da sua natureza:
      • Básica ou Aplicada
    • Do ponto de vista da forma de abordagem do problema:
      • Quantitativa ou Qualitativa
    • Do ponto de vista de seus objetivos:
      • Exploratória, Descritiva ou Explicativa
    • Do ponto de vista dos procedimentos técnicos:
      • Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental, Pesquisa Experimental, Levantamento,Estudo de caso, Pesquisa Expost-Facto, Pesquisa-Ação e Pesquisa Participante
Do ponto de vista da sua natureza
  • Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais;
  • Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema

Pesquisa Quantitativa:

  • considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações, para classificá-las e analisá-las.
  • Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema

Pesquisa Qualitativa:

  • considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
  • A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema
  • Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas.
  • O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave.
  • É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Critérios de cientificidade em pesquisa qualitativa

a) coerência e lógica uniformidade conceitual;

b) consistência capacidade de o conhecimento resistir à crítica e à argumentação;

c) intersubjetividade coerência do conteúdo subjetivo das diversas pessoas;

d) objetivação interpretação da realidade, provisória e mutante;

e) originalidade não haver sido estudado anteriormente.

ESTUDOS QUANTITATIVOS
ESTUDOS QUALITATIVOS

Objetividade
Subjetividade

Realidade única

Realidades múltiplas

Redução, controle e predição

Descoberta, descrição, entendimento

Mensuração

Interpretação

Soma das partes é igual ao todo

Todo é maior que a soma das partes

Relatório com análises estatísticas

Relatório narrativo

Sujeitos

Participantes


ASPECTO
PESQ. QUANTITATIVA
PESQ. QUALITATIVA

Relação pesquisador-sujeito*

Distante, neutra

Pesquisador conhece o espaço e vive o tempo vivido pelos investigados

Imagem da realidade social*
Estática e externa para o ator

Processual e socialmente construida pelos sujeitos

Objetivo

Explicar, predizer
estabelecimento de relações de causalidade
Compreender, descrever, caracterizar
no máximo, apontar relações de associação
Sujeitos

Quantitativamente suficiente para garantir a representatividade

Todas as pessoas que sã
o reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimento e/ou produzem práticas adequadas para intervir nos problemas objeto da pesquisa
Estraté
gia de coleta de dados*
Estruturada
experimento, questionário estruturado
o estruturada observação, entrevista, estudo de caso, história de vida, grupo focal.

cnica de tratamento dos dados

Estatística

Significado dos conteúdos
Preocupaç
ão central
Validaç
ão estatística
Compreensã
o dos significados
Abrangê
ncia dos achados*
Nomoté
tica - pretende certa generalização
Ideográ
fica - trata cada indivíduo como um universo singular


Aspectos
Quantitativa

Qualitativa


VANTAGENS

· Possibilita a análise direta dos dados

· Tem força demonstrativa

· Permite generalização pela representatividade

· Permite inferência para outros contextos
·
Permite interação

· Considera a subjetividade dos sujeitos

· Permite compreender resultados individualizados

· Permite compreender a dinâmica interna de programas e atividades

· Permite compreender múltiplos aspectos da realidade

DESVANTAGENS

· O significado é sempre sacrificado em detrimento do rigor e precisão exigidos pela análise matemática

· Não permite análise das relações

· Os resultados podem ser considerados como verdade absoluta
·
Pode conduzir a uma excessiva coleta de dados

· Depende de uma capacidade maior de análise por parte do pesquisador

· Exige maior uso do recurso tempo.

Do ponto de vista de seus objetivos

Pesquisa Exploratória:

  • visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses.
  • Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.
  • Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.
Do ponto de vista de seus objetivos

Pesquisa Descritiva:

  • visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.
  • Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática.
  • Assume, em geral, a forma de Levantamento.
Do ponto de vista de seus objetivos

Pesquisa Explicativa:

  • visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
  • aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas.
  • Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
  • Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos

Pesquisa Bibliográfica:

  • quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.
  • Compreende o universo de trabalho teóricos desenvolvidos em campos como o da filosofia, sociologia e antropologia.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos

Pesquisa Documental:

  • Assemelha-se à pesquisa bibliográfica, todavia as fontes que a constituem são documentos e não apenas livros publicados e artigos científicos divulgados, como é o caso da pesquisa bibliográfica.
  • quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.
  • São considerados documentos, regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, diários pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rádio e televisão, estatísticas, arquivos escolares.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos

Pesquisa Experimental:

  • quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos
Levantamento (Surveys)
:
  • quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos

Estudo de caso:

  • Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.
  • Quando é mais adequado?
  • Explorar situações da vida real;
  • Descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação;
  • Explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos

Pesquisa Expost-Facto:

  • Investigação sistemática e empírica na qual o pesquisador não tem controle direto sobre as variáveis independentes, porque já ocorreram suas manifestações ou porque são intrinsecamente não manipuláveis.
  • Neste caso são feitas inferências sobre as relações entre variáveis em observação direta, a partir da variação concomitante entre as variáveis independentes e dependentes.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos
Pesquisa-Ação
:
  • quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos
Pesquisa Participante
:
  • quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
Métodos Científicos
O que é um Método Científico?
é o conjunto de processos ou operações mentais que devem ser empregados na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa.

  • Para que servem? Proporcionam as bases lógicas à investigação científica;
  • Quais são? dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.
Métodos Científicos
  • MÉTODO DEDUTIVO
    • Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro
    • O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão.
    • Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.
Métodos Científicos
Exemplo:

Todo homem é mortal. .................................(premissa maior)

Pedro é homem. ..........................................(premissa menor)

Logo, Pedro é mortal. .............................................(conclusão)

Métodos Científicos
  • MÉTODO INDUTIVO
  • Método proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume.
    • Considera que o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta.
    • As constatações particulares levam à elaboração de generalizações.
Métodos Científicos
  • MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
    • Proposto por Popper;
    • consiste na adoção da seguinte linha de raciocínio: quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema.
    • Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses.
    • Das hipóteses formuladas, deduzem-se conseqüências que deverão ser testadas ou falseadas.
    • Falsear significa tornar falsas as conseqüências deduzidas das hipóteses.
    • Enquanto no método dedutivo se procura a todo custo confirmar a hipótese, no método hipótetico-dedutivo, ao contrário, procuram-se evidências empíricas para derrubá-la.
MÉTODO POSITIVISTA
  • Observação neutra, objetiva, desligada dos fenômenos, o que implica uma separação entre o sujeito produtor de conhecimento e seu objeto de estudo.
  • Valorização exclusiva do fato, tomado como aquilo que pode ser conhecido somente através da observação e da experiência.
  • Segmentação da realidade.
POSITIVISMO (Augusto Comte)
  • A sociedade é entendida como fenômeno natural.
  • A sociedade constitui um todo integrado cujas partes tendem naturalmente ao desenvolvimento.
  • As leis que regem a vida social são tomadas como naturais e invariáveis, portanto, independentes da vontade e da ação humana.
  • MÉTODO DIALÉTICO
    • Fundamenta-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução.
    • É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade.
    • Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc.
    • Empregado em pesquisa qualitativa;

MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
(Karl Marx)

  • Dialética diá (entre) + lógos (discurso).
  • Remete ao discurso entre dois pólos, relacionada ao conceito de luta e contradição à procura de uma conciliação ou superação.
    • Ex: artesão e a madeira
  • O homem se faz historicamente, não existe como entidade ou essência anterior à experiência histórica que o constitui e através da qual se faz homem.
  • Ao fazer sua história, em condições determinadas, passa a ser determinado e determinante da/pela natureza e por outros homens, à medida que transforma a natureza para satisfazer suas necessidades básicas e, nesse processo, cria novas necessidades que se transformam também.
  • O conhecimento científico é uma ferramenta de compreensão e de transformação da sociedade humana, o que implica a ausência de neutralidade da ciência, uma vez que se estará analisando sempre uma formação histórica de um determinado ponto de vista: o da classe explorada.
  • O conhecimento que se pretende neutro é tratado como ideológico. Na verdade, trata-se de uma universalização de interesses particulares, ou seja, uma classe apresenta os seus interesses como sendo os interesses de todos os membros da sociedade.
O movimento dialético:
  • identidade ou tese
  • contradição ou negação
  • positividade ou negação da negação.
  • Princípio das mudanças quantitativas e qualitativas.
  • Pensar dialeticamente a realidade é desvendar os movimentos contraditórios que a compõem.
MÉTODO FENOMENOLÓGICO
  • Preconizado por Husserl, o método fenomenológico não é dedutivo nem indutivo.
    • Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é.
    • A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado.
    • Então, a realidade não é única: existem tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações.
    • O sujeito/ator é reconhecidamente importante no processo de construção do conhecimento.
    • Empregado em pesquisa qualitativa.

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